sexta-feira, 13 de maio de 2011

CIENTISTAS ACTIVOS E PROGRESSISTAS,,+

CIENTISTAS SOCIAIS ACTIVOS
Há muito que considero que a definição das opções e políticas necessárias aos processos de desenvolvimento em cada época histórica, exigem a participação e mobilização das Comunidades Científicas, para que se tenha êxito sustentável. O divórcio entre poderes- decisores com os Cientistas, levaram-nos e conduzir-nos-ão aos fracassos, porque assente em lógicas dos passados.
Perante a encruzilhada em curso, congratulamo-nos com movimentos das Comunidades Científicas em prol da definição de estratégias que nos conduzam à superação dos bloqueios em presença. Mais vale tarde, que nunca.
Neste domínio salientam-se duas iniciativas recentes, que se propõem contribuir para definir as orientações que nos conduzam a novos e sustentáveis modelos, adequados aos desafios do século XXI. Falamos dos processos desencadeados por cientistas sociais, que assentam na dinamização duma “Rede para uma Economia com Futuro” e na dinamização e mobilização do “Manifesto para um Mundo Melhor”.
Os dois contributos científicos fundam-se em Valores essenciais à Humanidade – democracia, justiça, progresso e solidariedade. Ambos defendendo que há alternativa aos modelos económicos globais vigentes. Um e outro apelando à reflexão e mobilização social alargada.
Que as emergências do imediato e de curto prazo não nos levem à resignação, antes nos inquietem em direcção a novos futuros, são as mensagens principais a reter.
Que aos cientistas sociais implicados na vida política e social para uma Democracia Progressista, se juntem Cidadãos Activos que lutam por mais e melhor Democracia, são os meus votos e empenhos !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: