quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Memórias Cruzadas - 03 - concluído -

O Social na EDUCAÇÃO – épocas –

Desde cedo que nos falam e exercem sobre a nossa EDUCAÇÃO. Mas todo o “processo educativo” tem um contexto SOCIAL. Nasce na família e vai percorrendo vários laboratórios sociais, em diferentes épocas, territórios e instituições.
Vamos, pois, à crónica a propósito.
Saltando a educação no seio familiar, falo-vos de, com 6 anos acabados de fazer, ter entrado “extra-numerário e clandestinamente” na Escola Primária de Messejana. Escola do Salazarismo, acabada de inaugurar. No social, saliento que em quatro dezenas de alunos, a maioria até aí sempre tinha vivido descalço. Lembro-me que muitas botas foram sinónimo de prisões. Nas aulas e nos convívios cheirava-se a fome. Mas as brincadeiras viris iam ultrapassando barreiras e tristezas. Neste cinzento quadro, havia vidas alegres em movimento.
Mas outro território ganhou vivência. Aos nove anos depositado em Lisboa, experimentei a Escola 1111 em Alvalade, para cumprir a 4ª classe. No social, apenas dizer que em mais de 40 alunos, meus colegas, três dezena viviam nas “barracas” e o pequeno furto era uma necessidade. Num bairro inter-classista, os filhos dos mais abastados arrumavam-se nos colégios particulares. E na minha Escola, quando no jogo da bola éramos todos iguais.
Felizmente, “pés descalços” e “barracas” há mais de trinta anos que desapareceram dos nossos contextos sociais. As minha filhas, de 23 e 12 anos, começaram com “pré-primária, uma, e com creche-infantário, outra, na mesma Vila de Messejana e com turmas de menos de duas dezenas e com colegas devidamente vestidos, alimentados e com habitações dignas.
Novos cenários sociais, mas, talvez, ainda com estigmas económico-culturais e sem uma escola fomentadora de cidadania, solidariedade e responsabilidade. Fica a questão, para reflexão e desafio a novas histórias e visões.
José Carlos Albino
Messejana .
Nota – obviamente, que a temática Educação fica para novos tempos e novas abordagens.

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