segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MPEs....de Micro,,, falta final,,,

MICRO EMPRESAS – de ignoradas a reconhecidas, sem consequências

É sabido que o nosso Tecido Empresarial é, há muito, dominado por Micro e Pequenas Empresas. Tal situação foi totalmente ignorada no pós Integração Europeia na, então, CEE.
Há 25 anos a aposta Governamental para a Modernização da Economia assentou, quase exclusivamente, nos impulsos e apoios aos médios, grandes e “enormes” projectos empresariais, porque “só com o grande se pode fazer muito”.
A propósito, lembro um episódio. Beja, 1992, apresentação do SIBR – Sistema de Incentivos de Base Regional. Face à informação de que o “Sistema Regional” só apoiaria projectos superiores a 100 mil contos de investimento por PMEs., de dezenas de postos de trabalhos, fiquei atónito e, na altura autorizada, interpelei o Sr. Director do Desenvolvimento Regional. Disse, então :
“ Face à realidade empresarial no Alentejo ser composta por 90 % de empresas com menos de 10 postos de trabalho, sendo 85 % de menos 5, qual o impacto do SIBR no desenvolvimento económico da Região? Não seria mais adequado apoiar as MPEs, Micro e Pequenas Empresas, assumidas como segmento específico e determinante?”. À questão, o Sr. Director, com um sorriso sibilino e sarcástico, disse – “ Isso de MPEs é uma invenção ou é irrelevante para a economia, pois só grandes projectos nos levarão ao moderno desenvolvimento. Este SIBR é que é frutuoso para o país e região”.
Pois, foi assim! Mas, passados uma dúzia de anos, as MPEs. entraram no vocabulário das diversas lideranças políticas, económicas e sociais. Até houve um RIME ( Regime de Incentivos para Micro Empresas ), de boa memória e fraco orçamento. E, no discurso, as MPEs. foram ganhando forte relevância para “a luta do emprego” e da “batalha da produção”. Dos sorrisos irónicos, saltou-se para a seriedade discursiva, mas a ausência das MPEs. nas estratégias, políticas, incentivos e intervenções para o “Desenvolvimento de Portugal-Todo” manteve-se.
,,,,e,,,???????

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: