segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ECONOMIA - ALTERNATIVA DE FUTURO -

ECONOMIA COM FUTURO – alternativa em construção
A Economia, de há duas décadas, anda na boca de toda a gente. Por boas e más razões. Boas, na medida em que se reconheceu que as “coisas da economia” eram fundamentais para perceber e condicionar as nossas vidas sociais. Más, porque os mandantes do “mundo da globalização” elegeram a “economia-contabilidade” como o soporífero para perpetuarem a sua ideologia ultra liberal e anti-social. E os Órgãos de Comunicação Social especializaram-se em temas económicos, mas sempre sem questionarem os fundamentos do “pensamento único” que anunciou “o fim da história”.
Mas a história foi-se fazendo. Embora de baixo de água e silenciados, os cientistas da economia foram exercendo o seu dever de análise crítica e de clarificação dos cenários que se vão apresentando nos nossos futuros.
A Conferência “Economia Portuguesa – uma economia com futuro” de 30 de Setembro, envolvendo mais de cinco centenas de participantes, constitui um marco, uma fronteira aberta para que os caminhos alternativos na Economia que se vão desenhando por todo o Território Nacional se vão conjugando e ganhando maior visibilidade e factor de mobilização dos Agentes e Actores que combatem as Crises e as pretendem superar.
Acertados nas causas dos desastres da actualidade – “a libertinagem dos capitais selvagens” -, o desafio é desenhar e percorrer os caminhos duma Economia ao serviço das “Gentes & Territórios” que garantam futuros dignos para os Jovens e Vindouros.
Sobre os caminhos, em breve voltaremos para os nossos contributos.
José Carlos Albino
Messejana, 3 de Outubro de 2011 .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: