quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2011

2011 : que desafios ?
Nesta complexa situação que vivemos a nível Mundial, especificamente na Europa e nosso País, considero que o que acontecer no próximo ano será decisivo para os nossos futuros colectivos de curto, médio e longo prazo.
Sabendo que não há milagres no imediato, é fundamental que 2011 seja o arranque dum Novo Modelo Económico, Social e Territorial, que supere o capitalismo que, muito mal, nos dominou nas últimas décadas. Este sistema é particularmente grave no domínio ambiental, quase suicidário, pois há muito que é do conhecimento geral que a prosseguirmos no actual Modelo o Planeta será destruído.
Este enorme e global desafio, exige dos Principais Líderes Mundiais, particularmente do Presidente Obama, iniciativas, acções e medidas que levem á subordinação dos Impérios Financeiros e Económicos aos Poderes Políticos Democráticos por esse Mundo fora. Temos, assim, o desafio, que deve mobilizar toda a Sociedade, de reinventar Paradigmas, Modos de Vida e Sistemas Económicos baseados na Solidariedade Social e Territorial, na Preservação do Ambiente e duma Economia Ética.
Estes desafios para todos, com as Classes Políticas em 1º lugar, exige uma forte mobilização das Comunidades Científicas que não tem dado o devido contributo para as reinvenções referidas, que são imprescindíveis.
Não esperando um 2011 com melhorias significativas nos domínios económicos e sociais, faço votos que seja um ano de esperança de futuros saudáveis, salvaguardando as gerações vindouras.

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: