sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

,,,Presidenciais....

SOCIEDADE E POLÍTICA NAS PRESIDENCIAIS !




AS ANUNCIADAS CANDIDATURAS ÀS PRESIDENCIAIS, COLOCARAM NA ORDEM DO DIA AS RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE E POLÍTICA, OU, ENTRE PARTIDOS E MOVIMENTOS DE CIDADANIA.
A CANDIDATURA ANUNCIADA COMO EMANAÇÃO DA CIDADANIA E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, DO DR. F. NOBRE, QUESTIONA DIRECTAMENTE OS ACTIVISTAS DA CIDADANIA ASSOCIATIVA SOBRE OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS, OU, PREJUÍZOS, QUE LHES PODERÃO ACONTECER COM ESTA DITA NOVIDADE POLÍTICA.
SE É VERDADE QUE HÁ QUATRO ANOS A CANDIDATURA DE MANUEL ALEGRE, EM MUITO, SE SUSTENTOU NA AFIRMAÇÃO DA CIDADANIA “PARA ALÉM DOS DIRECTÓRIOS PARTIDÁRIOS”, NÃO ESTÁVAMOS PERANTE UMA PERSONALIDADE POLÍTICA PROVINDA DO ACTIVISMO E ASSOCIATIVISMO DA CIDADANIA, MAS, PRINCIPALMENTE, DUM MILITANTE E DIRIGENTE POLÍTICO-PARTIDÁRIO DESDE OS ANOS DE LUTA CONTRA A DITADURA, QUE SE FOI DESENVOLVENDO , ÀS CLARAS, NA NOSSA VIDA DEMOCRÁTICA DOS ÚLTIMOS 35 ANOS, COM UM PERCURSO LONGO NO PARTIDO SOCIALISTA, QUASE SEMPRE, COM POSTURAS NÃO ALINHADAS COM AS LIDERANÇAS QUE SE SUCEDERAM NO PS, PARTICULARMENTE, NO PÓS-MÁRIO SOARES, SECRETÁRIO GERAL.
QUANTO AO DR. FERNANDO NOBRE, A QUESTÃO É DIFERENTE, EM MUITOS ASPECTOS. NO MEU ENTENDER, MAIS PROBLEMÁTICOS PARA UM REAL REFORÇO DA CIDADANIA ACTIVA E DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, POR VÁRIAS ORDENS DE RAZÃO. PRIMEIRO, PORQUE DEIXA NO AR SER UMA “EMANAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL”, PARTICULARMENTE, DAS ORGANIZAÇÕES HUMANITÁRIAS, QUANDO É UMA CANDIDATURA POLÍTICA, NA CONQUISTA DO PODER POLÍTICO, COMO QUALQUER OUTRA CANDIDATURA QUE SE APRESENTE A SUFRÁGIO POPULAR.
DEPOIS, PORQUE SE NÃO CONHECE UM PERCURSO E PENSAMENTO POLÍTICO DO DR. F. NOBRE, PARA ALÉM DUNS EPISÓDIOS ESTRANHOS DE APOIOS POLÍTICOS E DE MILITÂNCIAS EM INSTITUIÇÃO DE PERFIL IDEOLÓGICO DUVIDOSO.
PARA NÃO MAÇAR, UMA ÚLTIMA ORDEM DE RAZÃO. O DR. F. NOBRE APRESENTOU-SE, UM POUCO, COMO “SALVADOR DA DEMOCRACIA E DA PÁTRIA” E COMO “SANTO MILAGREIRO” DOS GRANDES MALES DA NAÇÃO, O QUE PRONUNCIA ALGUM “CAUDILHISMO”, DE MÁS MEMÓRIAS E ACTUALIDADES.
EM CONCLUSÃO, DIZER QUE À SOCIEDADE O QUE É DA SOCIEDADE E CIDADANIA, À POLÍTICA PELO PODER, ÀS FORÇAS POLÍTICAS QUE, NUM QUADRO PROGRAMÁTICO E IDEOLÓGICO, SE APRESENTAM AO ELEITORADO.
A CIDADANIA E A SOCIEDADE O QUE PRECISAM É DE ORGANIZAÇÃO, CLARIFICAÇÃO DE PRINCÍPIOS, INDEPENDÊNCIA E CAPACIDADE DE PRESSÃO POLÍTICA, JUNTO DOS PODERES POLÍTICOS, EM PROL DUMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA ACTIVA, PERMANENTE E DIGNIFICADA PELOS PODERES !

JOSÉ CARLOS ALBINO
MESSEJANA .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: