quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

naREGIÃO...

om vista a AGÊNCIA de DESENVOLVIMENTO do BAIXO ALENTEJO
É DE TODOS CONHECIDO AS DIVERSAS ORGANIZAÇÕES
que, nos últimos tempos, se constituíram e se desenvolveram criar COOPERAÇÕES c
ENTRE OS MAIS DIVERSOS ACTORES E AUTORES NA DINAMIZAÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA DO BAIXO ALENTEJO.
TODAVIA, CONTINUAMOS A SENTIR QUE A CONVERGÊNCIA ALARGADA, OPERACIONAL, VISÍVEL E TRANSFORMADORA, QUE TODOS NECESSITAMOS PARA DESENVOLVER A NOSSA ZONA TERRITORIAL, NECESSITA DE SER FUNDADA E INSTITUCIONALIZADA, NA BASE DA AGLOMERAÇÃO DAS MÚLTIPLAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, TERRITORIAIS, ECONÓMICAS E CULTURAIS QUE INTERVÊM NAS NOSSAS TERRAS, SEJAM CÍVICAS, PÚBLICAS OU MISTAS.
NA BASE DAS EXPERIÊNCIAS E ORGANIZAÇÕES QUE SE REALIZARAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, QUE MELHORARAM A NOSSA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, EMBORA DE FORMA INSUFICIENTE, É UM IMPERATIVO QUE SE CRIE A AGÊNCIA QUE ASSOCIE, ARTICULE E OPERACIONALIZE AS NECESSIDADES TRANSVERSAIS DAS PESSOAS E COMUNIDADES QUE FAZEM O NOSSO TECIDO ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL.
ESTABELECENDO UM “PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO” COM A ADRAL – AGÊNCIA DO ALENTEJO-TODO - , DEVERÁ IR CONCEBENDO PLANOS, PROJECTOS E INICIATIVAS QUE A TODOS DIGAM RESPEITO E QUE SÓ EM CONJUGAÇÃO SERÃO REALIZÁVEIS.
APOSTA-SE, ASSIM, EM PARCERIAS PÚBLICO – PRIVADAS, CONSTITUÍDAS NA BASE DA ECONOMIA SOCIAL, ENQUANTO FÓRMULA ADEQUADA E JUSTA DE REALIZAR, EM COOPERAÇÃO COM ORGANIZAÇÕES LOCAIS, AS INICIATIVAS QUE RESPONDAM ÀS AMBIÇÕES E NECESSIDADES DUM BAIXO ALENTEJO VIVO, REJUVENESCIDO E PROGRESSIVO.
APARENTEMENTE DIFÍCIL DEVIDO À DIVERSIDADE DE ORGANIZAÇÕES E AMBIÇÕES DA AGÊNCIA, CONSIDERAMOS QUE, NA BASE DE EXPERIÊNCIAS DIVERSAS DE COOPERAÇÕES E INICIATIVAS CONJUNTAS, “APENAS” FALTA A VONTADE DAS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES, PRIVADAS, PÚBLICAS E ASSOCIATIVAS, PARA DAREM OS PRIMEIROS PASSOS CONSTITUTIVOS DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO BAIXO ALENTEJO.
ESTA PROPOSTA É, PRINCIPALMENTE, UM DESAFIO ÀS LIDERANÇAS QUE SE MOVIMENTAM NOS TERRITÓRIOS E SUAS GENTES, QUE DEVEM DEMONSTRAR UMA LUCIDEZ, QUE AS LEVE À COOPERAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DIVERSAS, MAS CONVERGENTES NOS DESAFIOS E OBJECTIVOS !
SERÁ QUE ESTOU ERRADO…? OU, HÁ INÉRCIAS QUE TÊM QUE SER SUPERADAS…? A VER VAMOS, FAZENDO VOTOS PARA QUE SE TRILHE ESTE CAMINHO !

JOSÉ CARLOS
- CONSULTOR E DIRIGENTE ASSOCIATIVO –
MESSEJANA, 10 DE FEVEREIRO DE 2010.

2 comentários:

  1. Convido-te a reproduzir e a assinar este Manifesto em defesa da Democracia e do PS :
    http://www.peticaopublica.com/?p.../? pi=P2010N1319
    Quem está preocupado com estas desgraçadas cumplicidades da direita trauliteira com a esquerda irresponsável, tem o dever de tomar partido e de se manifestar!

    ResponderEliminar
  2. ,,,,já o fiz, a bem das Liberdades !
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: