sábado, 23 de janeiro de 2010

democraciaPARTICIPATIVA..!?

O Sistema Democrático implica Duas Vertentes, e tal está Explicito na nossa Constituição da República; a Vertente Representativa e a Vertente Participativa, que devem Complementar-se e Maximizarem-se, com vista a um Regime assente na Permanência das Vontades Populares, na definição de Objectivos, Políticas, Medidas e Programas para TODO o Território Nacional e suas Gentes.
Todavia, o Estado apenas enquadrou e fomentou a Democracia Representativa, na base de Eleições diversas, tendo esquecido a Democracia Participativa, que é de todos os dias das Vidas dos Cidadãos, criando uma debilidade na Vida Democrática do País !
Esta Vertente é Protagonizada pelas Associações Cívicas e por Movimentos e Iniciativas de Colectivos de Cidadãos, que promovem a satisfação de Necessidades de Grupos de Pessoas e fomentam a formulação da "Vontade Popular" sobre os destinos dos Locais, que fazem o País.
Para Dinamizar, Debater e Lutar por este Direito Constitucional e Responsabilidade Cívica, está em Marcha a preparação do Congresso do "ASSOCIATIVISMO E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA", aberto a TODOS os Cidadãos e suas Associações e Iniciativas, que se realizará em Novembro; todavia, o Processo já está em Marcha e pode aderir´através do Blog "Associativismo e Democracia Representativa" !
Esperemos as Vossas Adesões e Participações...!

José Carlos Albino
Nessjana .

2 comentários:

  1. Integrada neste processo, também em Águeda se vai debater este tema, em 27 de Fevereiro. As questões propostas para debate são: | O que se entende por democracia participativa?
    O que faz dela um projecto e uma prática política reivindicativa? O que é o Associativismo Cidadão?
    Quando é que este é uma componente da democracia participativa?Como podem as associações aprofundar o exercício da cidadania?

    ResponderEliminar
  2. ,,,,,acção e programação exige-se,,,com Inscrições imediatas, mesmo que provisórias...!
    ,,,Organize-mo-nos....!!!!
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: