terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dos Candidatos LOCAIS, aos "PARAQUEDISTAS"


Dos Candidatos LOCAIS, aos “Paraquedistas” Por de trás do debate sobre a limitação de Mandatos dos Presidentes de Autarquias LOCAIS, está a questão do surgimento, há muito tempo, de profissionais na conquista e gestão de Autarquias de LOCAIS, pequenos, médios e grandes. Estes profissionais, altamente qualificados em liderança e gestão organizacional, disponibilizam-se para exercer os “cargos locais”, onde quer que os diretórios partidários considerem que o poder do partido está em causa. Os exemplos são muitos e tanto partem do rural para o urbano, como do médio para o grande ou vice-versa. Nada disto atrapalha os profissionais em Autarquias LOCAIS, pois tiveram cursos intensivos e regulares de paraquedismo, ministrados pelo melhores quadros das “escolas partidárias”.~ Indo ao sério e grave destes truques e malabarismos de carreirismos pessoais e de patrões partidários, há que dizer, alto e a bom som, que isto constitui uma TOTAL PERVERSÃO E AVILTAMENTO do Poder LOCAL DEMCRÁTICO, tal como instituído na Constituição da República e nos princípios e fundamentos da Legislação do Poder Local, decorrentes da revolução democrática do 25 de Abril. De facto, a ligação às Pessoas, a expressão das identidades culturais/territoriais, o fomento de Cidadanias Locais responsáveis e qualificadas e a construção de políticas de baixo para cima, são “mandadas às urtigas”. Claro que isto não se resolve com Leis, como a maior parte das coisas políticas, antes reclama uma outra profunda Cultura Democrática das Pessoas e Comunidades, particularmente das suas Lideranças ! Coisa difícil e prolongada, mas que tem que estar na “ordem do dia”. José Carlos Albino Messejana, 27 de Fevereiro de 2013 .

2 comentários:

  1. A definicao de DEMOCRACIA e' o povo, um governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente. No entanto, esta nocao e' infelizmente utopica!

    Antonio Martins

    ResponderEliminar
  2. Desculpa Zeca, permite-me corrigir o meu comentario;

    A definicao de DEMOCRACIA e' o povo, um governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente. No entanto, esta nocao e' (infelizmente) utopica!

    Antonio Martins

    ResponderEliminar

 
Acessos: