domingo, 18 de dezembro de 2011

Da Criminalização de Pais de Alunos

Do Estatuto do Aluno
Pelas notícias vindas a lume, quero fazer um ALERTA. Para as Escolas, mas, também, à Sociedade em geral. Podem-se correr riscos, por se querer “matar abelhas com carabina”.
Falo da criminalização de Pais de alunos absentistas e/ou indisciplinados, contida no projecto de novo Estatuto do Aluno. Como vem sendo hábito, parece que perante males sociais a solução passa por mais repressão. Esta lógica já deu e vai dando maus resultados no País.
De facto, o absentismo e indisciplina elevado e grave de muitos Alunos, é algo que tem que ser combatido. Mas, parece óbvio, que estes problemas tem origem em complexas situações sociais e psicológicas, no quadro dos perturbantes tempos da actualidade. Castigar os Pais nada resolve, antes, agrava os problemas, criando novas fricções e estigmas.
Aguardemos, pois, com activa atenção crítica, pela a apresentação do projecto governamental de novo Estatuto do Aluno. Para que não seja o estatuto dos castigos aos “maus pais”. Complexos e difíceis problemas, exigem múltiplas medidas e políticas que ataquem as causas das coisas, na base da tolerância e persuasão.
ALERTA, fico !
José Caros Albino
18 / 12 / 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: