domingo, 11 de setembro de 2011

IntervençãoPública-PS Congresso

XVIII CONGRESSO DO PS

Intervenção de Delegado Eleito na Concelhia de Aljustrel – Baixo Alentejo .

Car@s Camaradas !

Começo por vos saudar a todos que, com cabeça e coração abertos, querem fazer renascer a Esperança dum Portugal Unido, Justo e Solidário. Nos bons e maus momentos, os Socialistas sempre foram dizendo PRESENTE ! E estou certo que deste nosso Congresso sairão as sementes para REINVENTAR PORTUGAL !
Esta minha intervenção vem na sequência lógica das Moções Sectoriais que apresentei nos dois últimos Congressos. E das posições que nos Órgãos Próprios fui defendendo. Mas sempre assumindo e actuando no quadro das deliberações democráticas do nosso PS. Nunca publicamente desertei e, internamente, nunca deixei de dizer o que vinha pensando. Esta a postura que devemos aprofundar e, seriamente, praticar.
Mas,,,,hoje,, o que vos quero transmitir ? Um escasso balanço e ideias de futuro a ser trabalhadas.

Camaradas !
Ao pensar na retrospectiva e balanço, que considero indispensável ser arduamente prosseguido, deixo-vos com o que escrevi na Moção “Cumprir a Democracia Progressista”. Apenas do Intróito,,,Dizia,,,,
“A fazer 4 décadas de Democracia, após 5 décadas de Ditadura Conservadora e Imobilista, sentimos e verificamos que o desígnio do Desenvolvimento equilibrado e sustentável do nosso País não está adquirido. Vivemos um momento de encruzilhadas, sem fim á vista.
Duas razões principais são de destacar. A fragilidade e conservadorismo do Tecido Empresarial e os equívocos das Políticas Económicas Estatais. E, ainda, a ténue Cultura Cívica da maioria da População, que não vivificou uma Democracia Global e Adulta.
O Partido Socialista tem responsabilidades nos grandes avanços conseguidos, mas, também, na ausência de processos de regeneração cívica e económica. As mudanças iniciadas e proclamadas não se aprofundaram, nem foram persistentemente prosseguidas.
Nos tempos actuais,,,é necessário que a resignação e descrença sejam,,desafiadoras de movimentos construtores de alternativas superadoras dos modelos que nos foram enganando. “ ,,,fim de citação…
Quanto ao Indispensável Balanço ficam estas ideias e afloramentos. E, agora, Quais os Desafios Decisivos na actualidade ?
Em síntese e simplificando, são três.
Primeiro. Reestruturar, de forma progressiva, a globalidade do “Aparelho de Estado”, no quadro duma Democracia revigorada e mobilizadora da sociedade e da cidadania.
Segundo. Procurar, projectar e clarificar a Estratégia de Desenvolvimento Económico que, na nossa identidade, nos torne solidariamente competitivos na “Aldeia Global” do Século XXI.
E terceiro. Aprofundar a aposta na Educação e Cultura da Globalidade da População, com visão humanista, pragmática e científica.

Car@s Camaradas!
Por “defeitos de ofício” e porque sou do “Interior Despovoado”, concretamente do Baixo Alentejo com Beja Capital, quero deixar breves e temáticas orientações para que se vá prosseguindo um Modelo da Economia Portuguesa do Século XXI,,,com FUTURO !
No quadro do fomento dum tecido empresarial que aposte nas reais potencialidades específicas de Portugal, reformulando e inovando, queremos destacar uma OPORTUNIDADE que tem que ser prosseguida. E esta é:
Apostar, de novo, em TODO O TERRITÓRIO NACIONAL ! Os territórios, ainda semi-virgens, de todo o Interior e Zonas Rurais têm que ser vistos como espaços das oportunidades das economias deste novo século. Dois terços do território nacional que tem sido abandonado e despovoado, constitui um verdadeiro tesouro na Europa que integramos.
Os tempos actuais não apontam “para fazer mais do mesmo”. Exigem repensar e reconstruir iniciativas e empreendimentos que envolvam todo o território nacional.
Os sectores emergentes do Turismo e Lazer, das Indústrias Criativas e dos “Novos Serviços”, a par da exigência duma aumentada e reinventada Agricultura, transformam o Interior como um espaço de eleição para a Economia que sustente o país no futuro.
Pensar e executar políticas para o TODO NACIONAL exige-se. O desafio está feito. Aceitá-lo e prossegui-lo está nas nossas mãos. Mobilizemo-nos !
Confiante no PS que vai emergir deste nosso Congresso, temos que “arregaçar mangas e neurónios” para darmos Esperança aos Portugueses. Mais uma vez responderemos aos desafios nacionais!
Viva a Democracia Progressista !
Viva Portugal Todo !
Viva o PS !

José Carlos Albino
( Delegado da Concelhia de Aljustrel – Baixo Alentejo )

9 de Setembro de 2011 .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: