terça-feira, 12 de maio de 2009

Estórias da minha Terra - 10 -

iniciou, tendo como destino a Suissa. De salientar que a COZUL foi pioneira na resposta de Desempregados da Forma, com a criação duma Sociedade não-familiar.
Nesta referência ao Projecto que ganhou pernas na região e no País, com projectos semelhantes e com uma acção permanente e continuada da Esdime nos vários Concelhos vizinhos e um pouco por todo o Alentejo; nessa altura já Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.


3. Os Anos NOVENTA

Começamos pela continuidade da Presidência da Junta, entregue ao Manuel Ruas, que ia convencendo a População que era a única saída em condições para guiar os destinos da Freguesia, e que nessa altura providenciou algumas obras de assinalar. Já eram quase vinte anos de estar no poder local, o que evidenciou a falta de alternativas no seio do PCP.
Nestes anos, de inicio, várias foram as Obras que marcaram a Vida da Vila; concluiu-se o Pavilhão Desportivo, as obras no edifício para o Lar, finalmente respondendo aos desejos do Doador( Sr. Zé Duarte Albino) , avançaram e levaram á sua abertura; no domínio particular construiu-se um Conjunto de Apartamentos e Ginásio, refundou-se uma Casa Antiga para Café e Snack-Bar e várias “fabriquetas” povoaram a Freguesia. Fazer uma especial referência á Ampliação e Arranjos da Praça de Touros, tendo em conta a tradição Taurina da Freguesia e o facto de a obra ter permitido que os Cartéis passassem a contar com os Artistas de maior renome na Tauromaquia nacional.
É um facto que várias iniciativas viveram a sua morte, várias vão funcionando, mas, para mim, nada ficou na mesma, pois a esmagadora maioria dos Formandos encontraram o seu caminho de vida; mais á frente veremos as Actividades, que por arrasto, vieram a avançar. Saliente-se, ainda, a evolução da Esdime que atingiu 30 Postos de Trabalho (25 Licenciados) e prestou Apoio a centenas de Empresas e Associações da Zona, em vários milhões de euros.
No entretanto damos conta que várias coisas ficaram esquecidas; a construção do Turismo Rural da Aguentinha, as renovadas actividades do GDM, a criação duma nova colectividade - o NARM- que deu seguimento e força ao Atletismo que vinha a se

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: