quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Democracia Musculada" - NÃO ! ! ! - concluído -

“ DEMOCRACIA MUSCULADA” : NÃO !!!

Sei que a situação actual ( de “emergência nacional” e “descalabro mundial” ) nos toca, em 1º. lugar, no “tronco e membros”; ou seja, na satisfação das necessidades básicas de alimento do bem-estar que fomos construindo. Mas a “cabeça”, alimentada pelo “coração”, também existe, chorando ou rindo. E sem rumo, não há esperança.
Sou dos que, ainda, tem fome de LIBERDADE E DEMOCRACIA. Não me sinto, há muito, a viver uma Democracia Plena. E, hoje, ver reduzir-me os meus direitos é impensável. Nas crises, a Participação Cidadã é um ingrediente indispensável para as superar. Acreditar nos milagres de mandantes superiores é uma falácia.
Tudo isto, porque observo e sinto um Governo que decide sobre tudo e todos, sem “dar cavaco” a ninguém. Posso, quero e mando é o lema. Tudo se justifica com as crises e com caminhos inevitáveis. Para isso precisam-se de Governantes Candentes que saibam vender, sem concorrentes ou críticos, o caminho honrado e celeste que os deuses inventaram, a bem de todos. E quem ouse contestar o caminho é um inimigo do “Superior Interesse Nacional”. Dialogar, só depois de as “inevitáveis decisões” serem tomadas.
Nesta demagogia do inevitável, os Ministros das Finanças e da Economia ( + várias matérias,, ) são os principais arautos. Gaspar & Álvaro comportam-se como guias incontestados, que explicam ao Povo as receitas únicas que exigem que sejam cumpridas, sem pestanejarem. Receitas embrulhadas de contabilidades tecnocratas, que escondem uma ideologia ultra-liberal que nos levará ao total domínio do capital sobre o trabalho. Ideologia anti-social que provocou as actuais crises.
E este caminho desejado e em progressão, precisa de, “como de pão para a boca”, cercear os direitos dos Cidadãos. Exige uma “Democracia Musculada” que elimine a participação social de contestação e procura de alternativas. Exigirá um simulacro de Democracia que sancione as inevitáveis políticas.
Perante estes desígnios de atraso civilizacional, é necessário que a esmagadora maioria diga NÃO ! A superação das crises exige, SIM, mais e melhor Democracia !

José Carlos Albino
Messejana, 10 de Novembro de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: