segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Memórias Cruzadas - 02 -

Memórias – de moços a cinquentões
Para já, vou para as “Memórias Cruzadas”, partindo dos registos que tenho desde que me conheço, ainda criança. Estamos, assim, no arranque dos Anos 60 do Século passado. Só é meia década.
Falemos de viagens. Olhemos os tempos para que encontros se realizem. Assumir as mudanças, talvez supersónicas, para melhor ir Mudando, o nosso interesse.
Messejana a Lisboa, um percurso de caminhos. A minha primeira viagem de Messejana para alcançar Lisboa, via Transportes Públicos, terá sido há 50 anos.
Aos seis anos vi-me envolvido na aventura de partir das “berças” até à Capital do Império, num país da incomunicação. A partida de Aljustrel foi às 9.30. Aos mais novos daria um rebuçado se acertassem na hora de aterrar no Terreiro do Paço.
Numa camioneta, tipo “machimbombo”, parámos e estacionámos em Ferreira, Torrão, Alcácer, Setúbal e Almada. E chegados a Cacilhas, ponto último da margem esquerda, faltava o cacilheiro para “a outra margem”. Com tudo chegámos ao fim da tarde, 19.30, ao distante Terreiro do Paço. Foram dez horas.
Hoje em Transportes Públicos são duas horas e meia. Em carro próprio comunica-se em hora e um quarto. Nas percentagens na moda, ganhámos 500 por cento.
Mas que resultado, que ganhos, o País com as suas Gentes e Teritórios obtiveram ? Pouco, muito pouco. Mudou-se na forma, pouco na substância. Estreitou-se nos tempos, mas alongou-se nos modos.
Perante estas mudanças, que dirão ?
José Carlos Albino – Messejana -

1 comentário:

  1. ,,,e na ronda da viagem inicial, esqueci-me de Azeitão, onde já se compravam belas "tortas" e "popias-sss",,,,a escala antes de ver o Rio Tejo,,,

    ResponderEliminar

 
Acessos: