segunda-feira, 14 de março de 2011

mundo à rasca - 1 -

O MUNDO À RASCA !

Usando a terminologia da moda, identificada com a geração jovem de hoje, tenho a certeza que o MUNDO vive uma encruzilhada dolorosa e muito complicada, sem que se vislumbrem claros caminhos de futuros sustentáveis. Estamos, cidadãos do Mundo, à rasca !
E partindo do global, para o local. A grande novidade actual é que o “Mundo do Ocidente e Norte”, que há séculos floresceu e dominou a cena mundial, está bloqueado e sem capacidade de ser uma referência para os modelos de vida do futuro.
Entretanto, as Regiões de “outros lados do mundo”, conhecidas como “potências emergentes” com a maioria da população mundial, saíram da pobreza extrema, de lógicas de idade média e da exclusão territorial. São hoje actores essenciais na Globalização Económica e Social. Com o seu crescimento fragmentaram e inviabilizaram o “ Modelo Ocidental”.
E falando do “nosso mundo” - a Europa - , a situação tem componentes de dramatismo social e económico, face aos paraísos vividos e sonhos vendidos. Inevitavelmente, a “banha da cobra” do crescimento e melhoria do bem-estar imparáveis foi desmacarada e gerou problemas explosivos. E não se vislumbram caminhos novos para inovadores modos de vida.
Neste quadro global, em forma resumida que não referiu o ambiente, o urbanismo e conflitualidades culturais, estamos nós Portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: