segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

,,,coisas....

Á Lareira !

Vivendo no interior do Alentejo Sul, na ainda província, posso vislumbrar o fogo a aquecer-me e a iluminar-me os pensamentos, enquanto tento ir desenhando os futuros que se aproximam. Difícil desenho !
Esta interpelação de vislumbrar-mos os futuros dos filhos e vindouros, a todos deve convocar. Lembremo-nos que os nossos Avós plantaram sobreiros para gerarem rendimentos para nós – netos -. Antes do “paradigma” do crescimento milagroso, do século XX, vivia-se a pensar nas gerações vindouras. A sobrevivência gerava culturas de vivências de sustento.
Hoje, ou levamos a sério os desafios da Sustentabilidade, física e anímica, ou metemos as cabeças nas areias, fazendo de conta que o problema não é nosso. Falso antagonismo. Duma maneira ou outra, se necessário por situações violentas, a lógica da Sobrevivência irá prevalecendo. A tempo ?
O crepitar da Lareira e as suas figuras luminosas, fazem-me sonhar Modos de Vida que casem o modernismo capitalista com o comunitarismo de sustentação. Este casamento deve ser frutuoso na gestação de Modelos de Sociedade, que superem os bloqueios do presente.
Tenho ideias sobre como equacionar esta “quadratura do círculo” e desenhar modelos possíveis, mas uma direcção certa só poderá surgir conjugando as potencialidades dos Cidadãos Activos. Reconhecendo a enormidade do Desafio que temos pela frente, aposto que o instinto de sobrevivência, no limite, nos salvará da destruição global.
Ainda sentindo a Lareira, com calor e desenhos, espero que as diversas Elites das nossas Gentes saibam partir para a descoberta de novos caminhos, que á maioria diga respeito.
Iluminemo-nos na Descoberta !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: