sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ViolênciasEignorâncias

IGNORÂNCIAS POPULARES….

Já falei das Ignorâncias que nos invadem e traumatizam. Mas, quando as ignorâncias resvalam para a brutalidade e violência, feita de “verdades absolutas” e “juízos assassinos”, estamos perante uma gravíssima situação.
Com uma lucrativa e comercializada Comunicação Social, a maioria da População Portuguesa vai incorporando sentimentos baixos e vingativos. A velha história “dos Bons e os Maus” renasce, com sangue a sair das bocas. Promove-se a ignorância e a violência, desenfreadamente !
Quando vivemos num País, ainda, bastante pouco educado e informado, é normal que, de forma generalizada, proliferem os sentimentos primitivos, antiquados e drásticos. “Mata-se e Esfola-se !”, é palavra de ordem muito ouvida nas conversa de cafés e bares. À conta das “informações” da Comunicação Social mais “popular”, alimenta-se o pior que temos dentro de nós – ódio, vingança, “racismo”, violência e individualismo.
Todos temos grandes perplexidades e dúvidas sobre a Justiça que se pratica em Portugal, pela morosidade, opacidade, subjectividade e obscuridade de muitos Processos Judiciais. Temos direito e devemos denunciar estas situações, a bem duma Melhor Justiça, Mas, não devemos querer substituir popularmente o Estado de Direito. Seria a selva !
Isto a propósito dos mais recentes e mediáticos Casos Jurídicos, particularmente o processo “Casa Pia – Carlos Cruz”. Assisti a julgamentos liminares e obsessivos, contra e a favor das Deliberações Judiciais, mas, sempre, querendo “mais sangue e castigo”.
A bem da Civilização e da Paz Social, saibamos sermos serenos e atentos nos comportamentos que cultivamos e praticamos nos nossos dia-a-dia !

José Carlos Albino
Messejana .

2 comentários:

  1. não se trata apenas de ingnorãcia mas sim de estupidez humana

    ResponderEliminar
  2. A ignorância e o obscurantismo sempre foram as armas dos proto ditadores.
    O caso Casa Pia revelou vários ditadores de pacotilha entre réus, acusadores, advogados e freelancers politicamente engajados (Namora, Pestana). Vai dar em nada.
    Preocupa-me mais, como cidadão do mundo o que se passa na França (da liberté, egalité e fraternité), onde um gajo eleito por uma boa maioria esmaga e expulsa minorias desamparadas.
    Este "air du temps" assusta-me...
    Jorge Miguéis

    ResponderEliminar

 
Acessos: