segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IBÉRIA !

IBÉRIA OESTE INTERIOR

Vivemos, de facto, na Península Ibérica, ponta ocidental da Europa. E na Ibéria temos um Território a oeste, em direcção ao Atlântico, mas na Zona Interior, que atravessa dois Estados - Portugal e Espanha.
Este espaço diversificado, mas com claras afinidades, devido à sua periferia dos Principais Centros Urbanos, que se caracteriza por ter traços de Interioridade, Ruralidade e Declínios Demográficos e Empresariais, constitui um Território que deve ser entendido, planeado e construído de forma conjugada.
A norte, centro e sul, a Fronteira de Estados é um empecilho ao Desenvolvimento de Processos de Revitalização deste vasto Território, particularmente do lado do Estado Português, face aos maiores dinamismos do Estado e Sociedade do Reino de Espanha.
Exige-se, assim, que, “derrubando” as Fronteiras, se pense, planifique e actue convergentemente nos planos económicos, sociais, territoriais, culturais e ambientais. No quadro actual, tal deverá passar por Plataformas entre os Poderes Locais e suas Congregações mais amplas, entre as “Zonas Fronteiriças” de Portugal e Espanha, com Projectos Comuns de Desenvolvimento, também apoiados pela União Europeia.
Por um Ordenamento Territorial mais Equilibrado e no combate às Assimetrias Regionais, casemos os Poderes Locais destas Zonas Geográficas, com o suporte institucional dos dois Estados!

José Carlos Albino
bicada4
Messejana .

3 comentários:

  1. É impossível desenvolver o Baixo Alentejo com os fracos recursos e cada vez mais escassos que provêm de um estado cada vez mais empobrecido e apedrejado e vítima das ilusões e utopias sectaristas.

    No entanto, Espanha tem cidades, ainda que menos desenvolvidas no quador de desenvolvimento Espanhol, mas que possuem público suficiente e massa crítica e que se olharem para a região Alentejo como um parceiro de cooperação pode pelas suas já infra-estruturas construídas completar uma necessidade estratégica de investimento cooperada com vista à afirmação da região transfronteiriça.

    Nem teremos grande escolha, e os recentes projectos disponíveis acerca do nosso desenvolviento regional assim o demonstram, ou nos viramos rapidamente para a região de espanha e nos abrimos à Europa e ao mundo ou os problemas que aqui vivemos, como o elevado envelhecimento da população em relação à média europeia, tenderão a acentuar-se cada vez mais e seremos um povo em vias de extinção.

    ResponderEliminar
  2. Seria óptimo mas parece-me um pouco utópico...

    ResponderEliminar
  3. A vêr se dá com o meu nome...

    ResponderEliminar

 
Acessos: