sábado, 5 de junho de 2010

formasDeVIDA...!

VIDAS : em casal, a solo e em comunidade !

Sou do tempo em que se procurou alternativas à vida familiar na base dos casais tradicionais, sendo o Movimento Hippye uns vanguardistas. Por cá participei nos inícios dos 70, em “soluções comunitárias”, em que na mesma casa se congregavam casais, pessoas a solo de ambos os sexos e de várias idades. Foram interessantes experiências, em ruptura com “uma casa, uma família”, que permitiram novas vivências, nomeadamente liberalizando as relações sexuais para além do casamento.
Foram morrendo, vergadas pela tradição, conservadorismo latente e para não agredir as normas. Todavia, em mim e, certamente, que em muitos outros, deixaram um rasto de nostalgia e de saudade.
Hoje, a Vida em Casal domina totalmente, como única forma de emancipação e autonomia dos Jovens. É a via corrente, normalizada e aceite socialmente. Nada de Experiências que afrontem este modelo limitado.
Todavia, a expansão das Separações e Divórcios de Acasalamentos, religiosos, civis ou informais, criaram uma nova generalizada forma de vida, que passa palas “Vivências a Solo”. Com, ou sem, filhos agregados, é hoje uma Forma de Vida generalizada entra mulheres e homens adultos e veteranos. São, por vezes, formas que apelam a partilhas e conivências afectivas com amigos, que ficam “da casa”.
Que haja vontade e coragem para continuar à procura de novas e inovadoras formas de vida, são os meus desejos e ambições, a bem de Vidas Saudáveis e Solidárias !
Com saudades do futuro, activamente espero!
José Carlos Albino .
Messejana .

3 comentários:

  1. ,,é interessante k já tive váris conversa-debates sobre este Texto, mas ninguém comentou....fico à espera...do Contraditório...
    zc .

    ResponderEliminar
  2. :)

    Zé Carlos... já falámos sobre este tema.. é verdade... como lhe disse... acho que o ser humano continua a procurar o "amor para sempre" mesmo sabendo que este não existe...

    Talvez à semelhança de outras espécies o ser humano não acasale para toda a vida... outros seres humanos haverá que como os gatos preferem um "harem"...

    Eu prefiro procurar os amores... que não duram para sempre...mas que se encontram num e noutro acaso...e que se prolonguem no tempo!!

    Dois seres humanos que partilham projectos e em conjunto os constroem formam uma família... no entanto como já tínhamos falado... julgo que o conceito tradicional de família mudou... As famílias de hoje em dia...já não são Pai Mãe e Filhos/as... Em termos sociais e legais muitas coisas mudaram... a essa mudança devemos adaptar-mo-nos... alias... é para isso que serve a inteligência humana...para nos adaptar-mos à mudança... ou neste caso à diversidade de "formas de vida"... neste momento...um casal...não pode ser considerado só um homem e uma mulher... lembre-mo-nos que há e sempre houveram casais homossexuais!!!

    Todas essas alterações...e também a "conjuntura económica" (que neste momento é desculpa para tudo)... influencia a nossa forma de viver e até de nos relacionar-mos... talvez por isso as famílias de hoje em dia sejam diferentes...

    Não acredito no príncipe encantado...mas continuo a acreditar no amor como catalisador de relações...

    Alda Silva

    ResponderEliminar

 
Acessos: