sábado, 19 de junho de 2010

economiaALTERNATIVA....!

ECONOMIAS ALTERNATIVAS

Tendo participado na Conferência “Economia Alternativa”, em Palermo-Itália, considero relevante tornar público algumas Experiências e Conclusões aí expressas.
Primeiro, referir a Experiência Siciliana “LIBERA – Contre le Mafie “ , que com um milhão de Assinaturas duma Petição Pública, conseguiu aprovar uma Lei Nacional que decreta que os Bens Confiscados aos Mafiosos serão entregues a “Empresas Sociais”, constituídas por desempregados e excluídos. Experiências importantes, que se constituíram num Consórcio Colectivo de Economia Alternativa.
Agora, uma Iniciativa Francesa, que é a criação de Cooperativas de Micro e Pequenas Empresários, para forjarem Serviços e Estratégias comuns, com vista a prosseguirem objectivos sociais e económicos alternativos, com vista a Desenvolvimentos Solidários e Sustentáveis.
Como Conclusões, salientar a necessidade de, numa base territorial e “de baixo para cima”, constituir Consórcios Cooperativos que aglutinem o conjunto dos Empreendimentos Económicos e Sociais, dos tês sectores, com vista a criar uma Malha de Coordenação Económica para operacionalizar, fomentar e incrementar Modelos de Desenvolvimento, assentes na Equidade, Justiça Social, Solidariedade, Sustentabilidade e Qualidade de Vida. Sem esquecer, a recomendação de, junto dos Partidos Progressistas, fazer “Lobby” a favor de agendarem nos seus Programas e Iniciativas a Promoção da “Economia Alternativa”.
Por último, referir as Experiências diversas na Europa de “Bancos Éticos e Alternativos”, que já organizaram uma Rede Europeia de Cooperação.
Espero que o referido, incrementem a procura de novas direcções para superar as actuais Crises!

José Carlos Albino
Messejana
- ANIMAR -

1 comentário:

  1. Por outras palavras, mais uma daquelas conferencias como eu ja' tinha aqui "Prognosticado" sem conteudo exequivel.
    So' fluff!

    ResponderEliminar

 
Acessos: