segunda-feira, 3 de maio de 2010

,,desafios....!

E…o que Fazer ?


Ouvindo e vendo o Programa “Prós e Contras”, sob o signo de “ Toque a Rebate”, perante a Crise, ficamos, por ventura, perplexos sobre os Cenários, duros, que nos são descritos, por todos os “Especialistas” que vieram ter connosco, são um retrato real e sério da Realidade Nacional.
Há anos que, para mim, tal era Inevitável, porque o Modelo dos Crescimentos Imparáveis tinha que falir, porque as “Vacas” dos “Mundos Terceiros” tinham secado e porque tal era inaceitável em qualquer Teoria Económica. Estamos, pois, perante o Cenário Mundial de Ruptura com o Capitalismo do Pós-Guerra, que implora Alternativas.
Parece que foi e será pacífico, afirmar que qualquer Alternativa terá que passar por Modelos de Consumo e Comportamentos diferenciados, em bases mais restritas. Tal exige das Pessoas em Geral que reinventem os seus “Modos de Vidas”, com reforço da matriz Prazer, Cultura e Sociabilidade; valores, claramente, Imateriais e Não-Financeiros.
Temos, assim, que Fazer uma Reviravolta na Construção dos nossos Desejados Futuros, que rompa com os Hábitos das Últimas Décadas, e se sustente na procura da Real Qualidade de Vida, na base da obtenção de Mais-Valias nas Vidas de Todos, que muito bebem na Cultura, Lazer e Vida Comunitária, nas suas mais variadas formas.
A fazer, a difícil reconstrução das nossas Mentalidades, por todos os Locais e Sectores Sociais, passo a passo, mas com ritmo avançado!

José Carlos Albino
Messejana .
Bicada4 .

2 comentários:

  1. Pois é, contudo o Dinheiro continua a ser o simbolo de Valor na Sociedade Global.
    Se por magia desaparecesse, com um "estalar de dedos", seria, seguramente o caos... E aí outro simbolo surgiria para atribuir valor às coisas e pessoas.
    O que me parece óbvio, é que estamos num contexto global que NÃO DOMINAMOS, mas que nos INFLUENCIA, onde NÓS, temos que ser suficientemente engenhosos no sentdido de cumprirmos três objectivos:
    1 - Reduzir o consumo público;
    2 - Incentivar a produtividade;
    3 - Promover a imagem de um país vencedor.
    Só assim deixaremos de amaldiçoar o dinheiro que regula e ainda irá por bons tempos regular a Sociedade Global.
    Os meios justificam sempre os fins, quando bem pensados, planeados e executados.

    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. ,,,,não falei, minimamente, na Abolição do DINHEIRO $$$ .....certo...?
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: