sexta-feira, 21 de maio de 2010

Culpas&Futuros..?!

“AS CULPAS SÃO DO MACACO !”

É, hoje, claro que vivemos tempos muito difíceis e complexos, que acabou com o proclamado “crescimento imparável”, que foi alimentado pelos mandantes do capitalismo que, de facto, comandaram as posturas e comportamentos dos Povos, particularmente no Ocidente “Desenvolvido”.
As responsabilidades tocam a quase todos, Governos e Cidadãos que não quiseram assumir que o Modelo estava caduco, mas, o mais importante é que, agora, é preciso saber o que fazer para trilharmos caminhos sustentáveis e de progresso neste “mar revolto e impresível”.
As “culpas”, a sua identificação, não nos revelam o caminho a prosseguir. Sendo um exercício necessário, porque o passado nos dá lições para o que vem, não resolvem a descoberta do Modelo que todos precisamos para vislumbrarmos futuros pacíficos e duráveis para as gerações vindouras.
Os Poderes nos Estados são, independentemente das suas “cores”, os alvos da contestação das populações que assinalam o fim de direitos e melhorias infinitas. Na Europa as Medidas em curso afectam e fragilizam quem assume a Governação nos diversos Estados, com consequências e perspectivas que irão influenciar os comportamentos do Eleitorado.
Estamos numa encruzilhada, cheia de dúvidas e poucas certezas. Mas é claro que os tempos actuais e de curto prazo não vislumbram futuros fáceis, nem óbvios. Estamos intimados a profundas e realistas reflexões que mobilizem todos os “de boa vontade” ! O pior será “meter a cabeça debaixo da areia”, tal Avestruz assustada.
Sejamos dignos da situação e saibamos procurar políticas que nos coloquem perante alternativas sustentadas, que consigam mobilizar os Povos que vão fazendo o Mundo.
OUSEMOS….! ! !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: