quarta-feira, 26 de maio de 2010

CAVACO&passados....

AS RESPONSABILIDADES DE CAVACO !

Temos assistido a várias declarações de Cavaco, Presidente da República, afirmando os seus atempados e repetidos avisos sobre a evolução da Economia, Contas Publicas e Dívida Externa que, infelizmente, não foram levados em conta pelos Poderes Público.
Mas tem falado como se nenhuma responsabilidade tivesse nessa negativa evolução, esquecendo que foi 1º Ministro dez(10) anos, tendo sido o responsável pelas opções de investimento possibilitados pelos primeiros Fundos Comunitários, talvez, os mais substanciais.
Mas foi ! E considero que foi Cavaco, 1º Ministro, o “Pai do Monstro”, que ele baptizou no seu afamado artigo na Comunicação Social, quando Guterres era 1º Ministro ( 2001 ? ). De facto, as suas opções políticas e económicas, privilegiando as “Grandes e Faustosas OBRAS” e o aumento do Consumo Público e Privado, e menosprezando o investimento na Qualificação das Pessoas, Organizações e Aparelho de Estado.
Estas erradas opções, de resultados imediatos e de curto prazo expansionistas, nomeadamente no Poder de Compra, atrasaram o início dum Ciclo de Desenvolvimento Sustentável, na base de Recursos Humanos e Organizacionais Qualificados, duma Reestruturação do Tecido Empresarial para a Modernidade e de Contas Públicas e Dívida Externa em ordem e susceptíveis de suportarem uma Acção do Estado promotora dum Desenvolvimento Solidário.
Isto, para não falar nas suas Responsabilidades enquanto Ministro das Finanças dos Governos da AD – Aliança Democrática -, que deixaram o País à beira da Falência.
Como a memória é curta, seria decente que o actual PR não esquecesse estes factos, assumisse responsabilidades e fosse ponderado e com sentido de Estado nos seus Discursos e Comentários.
Esperemos,com a verdade a que temos direito e “a Bem da Nação!”.

José Carlos Albino
Messejana .

3 comentários:

  1. Duarte Cascais Lopes26 de maio de 2010 às 20:22

    Enquanto continuarmos a viver na cultura do esquecimento, em que só conta a agenda do dia, e o que não está nos jornais ou tvs ou não existe ou já se resolveu(normalmente como se nunca tivesse existido) podemos assistir a estes fenómenos de comunicação em que "criminosos" podem candidatar-se a cargos públicos, com caras de pau do tamanho de uma azinheira. Falta mais conhecimento de História...o mundo não começou no dia em que nascemos... apesar de muitos pensarem que sim.

    Boa escrita e um abraço

    DCL

    ResponderEliminar
  2. Eu acrescento que lamento que o "melhor economista do país", (como foi apelidado por apoiantes nas últimas presidenciais)me fez manter sempre atento e deperto para as soluções e contributos económicos que sua Ex.ª Presidente da República propôs. Poucos ou nenhuns, e Manuel Alegre já relembrou aquilo que aqui refiro e parece querer fazer pagar cara a factura. Assim esperamos, nos tempos que decorrem, ninguém pode desperdiçar oportunidades!

    ResponderEliminar

 
Acessos: