terça-feira, 4 de maio de 2010

,,aQuetãoEDUCAÇÃO....

EDUCAÇÃO…e PROFESSORES !
Motivado por artigos dos Jornais, sobre EDUCAÇÃO e, concretamente, sobre uma Petição Pública em curso, com vista a “obrigar” a uma clara redução de Alunos por Turma e de Alunos por Professore, achei meu Dever pronunciar-me!
Convicto que a grande maioria dos Portugueses considera a Questão da EDUCAÇÃO das Nossas Crianças e Jovens, uma Prioridade Cental para respondermos aos gritantes Desafios que temos pela frente, vou ser directo e sem “meias-palavras”.
A EDUCAÇÃO tem sido um “Feudo” dos Professores, que nas Escolas Várias são os únicos Líderes, que esquecem os Outros Agentes das Escolas e das Comunidades que servem. Não é em todas as Escolas, nem são todos os Professores, mas é a maioria.
Este o ERRO principal ! A Educação e as Escolas, nos diversos níveis, têm sido monopolizadas pelos Professores, que se perpectuam, em Defesa dos seus “Quintais”. E nesta lógica, estão acima de Observações e Críticas , e não assumem as suas Responsabilidades Profissionais e Pedagógicas.
São “Donos”, mas queixam-se de o ser, porque “dá muito trabalho e preocupações”.
Não são os Professores os únicos responsáveis pelo Estado da nossa EDUCAÇÃO, mas, são, certamente, os principais. Exige-se outras Posturas e Relações, perante a Função de Educar e Formar Pessoas em crescimento.
Que os Professores, que ainda são muitos, com uma Postura Aberta e Responsável, saibam reconhecer as realidades que os envolvem, fora de “Corporativismos Balofos”, são os meus Votos e Convicções, a Bem duma EDUCAÇÃO valorizadora dos Saberes que a todos interessa e que é um Imperativo do Desenvolvimento Nacional.
VIVA A EDUCAÇÃO GLOBAL ! ! !

José Carlos Albino
Messejana - bicada4 .
ps. : - muito ficou por dizer e esclarecer…nesta complexa Matéria…

2 comentários:

  1. Realmente, Zé, o teu sectarismo doentio - as tais "baias" - ameaça seriamente o nível mínimo de discernimento e de honestidade intelectual.
    És directo e sem meias-palavras. Fazes bem. Eu sou sempre assim.
    Não vou discutir a "Matéria" neste comentário. Mas apenas deixar duas notas.
    A teu ver, são os professores os culpados da crise na educação. Como os funcionários públicos o são da crise do Estado, os médicos (curiosamente, não os enfermeiros - porque será?) da crise da saúde, etc.
    Lês muitos jornais - aliás, ler jornais parece ser a tua principal ocupação - e começo a pensar que a tua autonomia intelectual está por eles seriamente ameaçada, pois repetes todos os lugares-comuns que os yuppies deste rectângulo debitam diariamente.
    À crise da educação é completamente alheia os sistemáticos ziguezagues da governação, consoante as "alternâncias" no poder, o ego dos ministros, cada um a querer "deixar obra", o polvo burocrático instalado no Ministério; não senhor - a culpa é das "corporações", neste caso, os professores.
    É uma visão da coisa. Tacanha e redutora, além de alinhada com a vozearia dos inimigos das "corporações", quando estas são classes profissionais atacadas na sua dignidade - "corporações" não são os banqueiros, a nomenklatura partidária, os "sábios" do direito e da economia que se fazem pagar até pela pasta de dentes.
    Mas, relativamente aos professores, que não sou nem dos quais tenho procuração, quando afirmas que "não assumem as suas Responsabilidades Profissionais e Pedagógicas", farias melhor em medir as palavras - chega a ser patético tal afirmação proferida por alguém que aos 50 anos está reformado. Que sabes tu da vida, do esforço, das preocupações profissionais e pedagógicas dos professores? Que sabes tu do trabalho profissional e pedagógico que têm em casa, somado ao que têm nas escolas?
    Afirmar - como afirmas - que são os professores os principais responsáveis pelo estado da Educação (vá lá que condescendes, um pouco a custo, que não são os únicos) é uma barbaridade de que até tu, se acaso por um momento descesses do pedestal em que tu próprio te colocastes, te envergonharias.
    Repito o que já te disse, pelos vistos só eu o digo, embora muita gente o sinta e pense: precisas, Zé, com urgência, de um banho de humildade, de recentrares a tua pessoa relativamente ao mundo e aos outros.
    É para isto que servem os amigos.
    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Sobre as questões Pessoais, com insinuações, insultos e falsidades, tratarei pela via correcta e adequada - a via directa, personalizada e reservada.
    Sobre as matérias de facto do que escrevi e do Comentário realizado, tenho a dizer :
    1. Quanto aos Professores, que considero não serem uma "Classe" uniforme, com muitos a mostrarem as suas Responsabilidades e Competências, afirmo que as suas Corporações, chefiadas pelos Sindicatos, em particular a Fenprof, têm grandes responsabilidades na ausência das Reformas e Condutas necessárias a uma EDUCAÇÃO de qualidade; olho para a "Floresta", mas não deixo de verificar o estado das "Árvores" que a compõem.
    2. Não refiro que o Ministério não tenha responsabilidades, ao longo de diversos Governos, no Estado da EDUCAÇÃO nos tempos actuais.
    3. Não digo nada sobre outras Áreas do Estado, nem sobre as diversas Corporações em presença, embora considere que o País muito tem sofrido com TODAS as Corporações Poderosas; sobre a Saúde, refiro que as minhas opiniões decorrem de Ano e Meio de Internado em 6 Unidades Hospitalares e Afins, em que concluí o papel central dos Enfermeiros.
    4. Conheço a realidade dos Professores, de há muito, quer como aluno, mas, principalmente, por conhecimento directo das Actividades de muitos Professores e de Relacionamento com diversas Escolas e seus Dirigentes, por via das minhas responsabilidades profissionais e cívicas.
    5. Não dou sentenças, nem verdades definitivas, apenas opino sobre matérias que considero pertinentes, através da minha análise das situações, através de afirmações, por vezes, polémicas, mas, obviamente, discutíveis.
    6. Duvido dos que consideram que sabem o que os "Outros" sentem e pensam, pois considero exercícios de bruxaria ou de donos da Verdade.
    7. A principal Mensagem que transmiti, foi a de ter Confiança nos Professores Cumpridores dos seus Deveres, para em conjunto com toda as Comunidades Escolares e Comunidades Envolventes construirmos uma EDUCAÇÃO de qualidade e global, advertindo que muito ficou por esclarecer e dizer.
    Sem mais...por agora.
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: