sábado, 29 de maio de 2010

ALENTEJO...!

ALENTEJO, uma pérola por descobrir !

Ao contrário do que vai na cabeça de muita Gente, o Alentejo-Todo é um Território muito diverso e de diferentes Gentes. Não é a Planície que, mesmo para Alentejanos, é exposta como imagem de marca dum terço do Território Nacional.
Na sua variedade, identifica-se com uma Identidade que passa pelo Clima, Comportamentos, Vastidão, Pronúncia e Cultura dolente. É uma Região que encanta quem a visita, pelas Paisagens & Patrimónios, mas, certamente, pelo Gosto de Receber todos os “que vêem por Bem “ .
Assim, é um destino que enche quem o visita. Mas no Alentejo, também, temos modernidade e vivências activas. Não estamos perante uma “Reserva Ecológico-Social”, para “Inglês Ver”. Embora com despovoamento e fuga de Jovens, regenerou-se e constitui uma multiplicidades de Comunidades com vidas do Séc. xxi, com integração nas realidades europeias e mundiais, casando tradição com modernidade.
É, pois, um bom destino para Visitantes, Turistas e “Locais de fim-de-semana”, bem como, para Quadros e Empresários que procuram investimentos e vivências rentáveis e saudáveis, com uma vida calma e sem “stress”. Mas com os Equipamentos Administrativos, Culturais, Empresariais, de Saúde, Desportivos e de Lazer, ao simples dispor de todos que aí habitam ou o visitam.
Batendo-se por fixar os Jovens e acabar com a “sangria demográfica”, o Alentejo deseja, precisa, receberá e convida que “novos habitantes”, vindos de outra paragens, para aumentar a densidade de Cidadãos Activos e Empreendedores que vivifiquem as suas micro, pequenas e médias Comunidades Territoriais. Nunca esquecendo as centenas de milhares que emigraram para o País e Mundo, particularmente aqueles que nos últimos cinquenta anos partiram e nos novos Locais de Vida interviram e empreenderam, com êxito!
Por um ALENTEJO VIVO ! ! !

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. Por um alentejo vivo... sem dúvida...mas mais que isso por um alentejo activo... com esperança no futuro... um alentejo que respeita os seus avós mas que agarra os seus filhos... eu quero esse alentejo...eu preciso desse alentejo!!

    Alda Silva

    ResponderEliminar

 
Acessos: