quarta-feira, 14 de abril de 2010

Religião&Estado...

OS FERIADOS DO PAPA…!
Somos um Estado Laico e de Direito, embora com a Religião Católica sendo maioritária entre a População Portuguesa.
Mas as Convicções Religiosas, Filosóficas e Ideológicas dos Portugueses, devem ser exercidas em regime de voluntariado por parte dos seus aderentes, sem que o Estado, nacional e local, se deva intrometer na defesa ou recusa do exercício dessas convicções.
Mas, o Estado, através do Governo e de Autarquias Locais, vai dar “Tolerância de Ponto” ( …feriados…) aquando da Visita do Papa Bento XVI, que está longe de gerar consenso nas Comunidades Cristãs e na Igreja Católica. Constitui um grave erro e postura tendenciosa, tendo em conta as características da nossa População e o, já referido, Estatuto do nosso Estado!
Todos os Católicos que desejem receber e saudar a Visita do Papa a Portugal, têm esse direito, e porventura dever, mas à custa das suas disponibilidades legais, sem privilégios perante outras Convicções Filosóficas e Religiosas. Os que são Funcionários Públicos, podem solicitar dias de férias para cumprirem os seus Deveres Católicos, tal como o fazem milhares de Portugueses que querem dar os seus Contributos, na base das suas diversas Convicções Ideológicas ou Políticas e do seu militantismo voluntariamente assumido.
É tempo de não gerar dúvidas sobre a Independência do Estado Português, perante diferentes posturas e tendências do foro individual, de todos e qualquer Cidadão Nacional, a bem dum tratamento com equidade e justiça perante as Comunidades que fazem Portugal !
Esperemos um “emendar de mão”….!

José Carlos Albino
Messejana .

6 comentários:

  1. Muito bem Zeca, estou completamento de acordo com a tua visao no que diz respeito a este assunto. Os governos sao criados para gerir um pais nao individualidades!
    Abracos

    ResponderEliminar
  2. ....o Papa que se Pape....

    ResponderEliminar
  3. O Feriado é uma rábula ao género do tapete de limpar os pés que foi a concordata. Mas então e o cacauzinho público que vai pagar o espavento mais os banquetes e as outras mordomias. "cu à parede".

    ResponderEliminar
  4. Apesar de concoradar com o acima referido não posso deixar de chamar à atenção que todos os anos quase todos nós festejamos as épocas religiosas. Todos os trabalhadores têm direito ao feriado da páscoa, ao feriado do natal, e ninguém alguma vez resolveu pôr em causa os feriados religiosos que temos em Portugal.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. ,,,mas não confundamos Feriados Oficiais Religiosos, há muito estabelecidos, tendo em conta a Crença Maioritária dos Portugueses, con uma Propagandística e Esporádica Visita dum Papa, controverso e fechado, que deve reunir, só e apenas, os que nele acreditam, à sua custa e responsabilidade.....como eu poderei fazer quando Obama vier a Portugal...
    ,,,pontos nos is....!!!!
    zc .

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez, tens razao Zeca, acho que este compadre "F. Brito" esta' a comparar o cu com a feira de Castro.
    Independentemente de gostar ou nao do Papa, ele nao e' um feriado ambulante, por tal, cada um as suas!

    ResponderEliminar

 
Acessos: