quinta-feira, 11 de março de 2010

PECouPED ?

CRESCIMENTO & DESENVOLVIMENTO

Ouve-se, em vários lados, que é necessário o reforço do Crescimento, não se sabe do quê e para quê, mas sempre como o Objectivo Central das Políticas Estatais se fundamentarem neste perigoso paradigma.
É claro que o Crescimento Imparável é um sonho ultrapassado e impossível, conforme se comprova pelo estado a que o Mundo chegou, nos últimos anos. Mas, por hábito ou falta de alternativas, continua-se a enunciar o Crescimento como o indispensável Objectivo das Sociedades e Economias nos Países que fazem o Mundo.
A alternativa ao objectivo Crescimento, é o paradigma do DESENVOLVIMENTO, que comporta outros objectivos, para além do crescimento; a saber : a sustentabilidade do Planeta, a mais equitativa distribuição da riqueza, a satisfação plena das Necessidades das Pessoas, nomeadamente as Culturais, a Solidariedade entre Povos e Territórios, a Participação consciente e activa na Vida Social e Cívica, a Paz Mundial e a ambiciosa Felicidade.
Necessitamos, pois, de políticas e comportamentos que valorizem o Ser Humano e o funcionamento harmonioso das Sociedades, em contraponto ao Consumismo irracional e ao crescimento imparável do “Poder de Compra” de todos o que fazem o nosso Mundo.
Neste quadro, ao PEC ( Pacto de Estabilidade e Crescimento ), deveríamos contrapor o PED, Pacto de Estabilidade e Desenvolvimento, que deveria responder à globalidade dos Objectivos atrás referidos. É um Desafio difícil, mas necessário e possível, se reformularmos, desde crianças, as nossas ambições e desejos!
Que os Dirigentes Políticos assumam estas Posturas, para podermos construir um Mundo Harmónico para as Gerações Vindouras!

José Carlos Albino
Messejana .

3 comentários:

  1. Num mundo perfeito, o que dizes nesta entrada seria os ovos da omolete, mas, infelizmente a nossa realidade e' bem diferente. Como hoje vivemos num mundo descartavel, o desenvolvimento da' lugar ao crescimento ... ou talvez nem lhe chamaria crescimento, talvez ficaria melhor o termo "ganancia", a globalizacao do mundo empresarial nada tem a ver com estabilidade, salvo seja a dos investidores que simplesmente querem ver o retorno do seu capital rapidamente dobrado! Essa e' a nossa realidade e nao vai mudar porque a "economia global" nao o permite. Quem vier atras que feche a porta.

    ResponderEliminar
  2. Com tantas certezas, o melhor é "gritares eu, e só eu, sou a Verdade!" . Tens uma visão "tipo Mula de olhos direccionados", que não quer que possa acontecer a "Revolução Cultural" que nos poderá salvar !
    Abre os olhos ao real!

    ResponderEliminar
  3. Sou eu que tenho que abrir os olhos o' meu??

    ResponderEliminar

 
Acessos: