quarta-feira, 3 de março de 2010

,,,comunicação social,,,

Balsemão, versus, Moura Guedes ! ! !

Tendo assistido, em directo e na íntegra, às prestações do Dr. Francisco Balsemão e da Dr. Manuela Moura Guedes, na Comissão Parlamentar sobre a “Situação da Liberdade de Expressão em Portugal”, que, no meu entender, nada clarificará e, apenas, adensará o “Clima” de suspeição e empobrecimento da Democracia no nosso País, considero que ficou claro a FRONTEIRA brutal entre um Cidadão livre, responsável e verdadeiro e uma Cidadã provocadora, espanfalhatosa e manobradora das verdades.
De facto, enquanto o Dr. Balsemão apresentou ideias, realidades e opiniões balizadas e escusou-se a entrar em matérias de índole privada e sobre as quais não conhece suficientemente, tivemos, ao invés, a Dr. M. Guedes a ampliar suspeições, acusações e crimes contra o Estado de Direito, pavoneando-se com ilações, auto-elogios e faltando, várias vezes, à verdade das situações que, nem sempre, conhecia e tinha factos relevantes.
Estamos, assim, perante duas visões e práticas da Democracia e do Jornalismo, ou melhor, perante comportamentos democráticos e jornalísticos e atitudes “a-democráticas” e de anti-jornalismo; estas atitudes, talvez, sejam o que mais contribui para a degradação da Política Democrática e dos Órgãos de Comunicação Social, junto dos cidadãos que se querem correctamente informados.
Felizmente, temos Pessoas que, acima de tudo, exercem as suas responsabilidades de comunicação livre, independente, objectiva(q.p.) e plural, assumindo com seriedade e clareza as suas posturas e iniciativas; mas, por outro lado, temos, talvez maioritariamente, jornalistas que se transformam actores-estrelas, que usam e abusam da tendência pública para o “sangue” e o “escândalo”, através de transformar factos menores e pouco influentes, em CASOS de 1ª. grandeza!
Que vença a democracia e o jornalismo, são os meus apelativos votos !! !

José Carlos Albino
messejana .

6 comentários:

  1. Ainda que ache este texto teu um pouco demagogo (um factor que te e' bem peculiar), devo dizer que a culpa e' desta sociedade em que hoje vivemos que o sensacionalismo impera e os valores basicos sao constantemente sacrificados em prol de uns minutos na ribalta.
    Nao obstante, o certo e' que a MMG nao esta' mais na TV e os culpados quem seram??
    Independentemente de preferencias jornalisticas, o verdadeiro atentado ao direito de expressao, estado de direito e democracia foi cometido pelos teus camaradas. Ou nao tera' sido assim?

    ResponderEliminar
  2. ,,,,és um provocador profissional,,,,é com convicção que faço afirmações,,,
    No meu Partido, tenho tido a possibilidade de dizer o que penso, sem qq. obstrução,às vezes, com criticas à direcção do partido,,,
    Sinto-me LIVRE !
    ,,,e você...?

    ResponderEliminar
  3. ,,,,faleis sobre o que é verdade nas opiniões expressas,,,...não se atire a, ditos, camaradas,,
    ....bom-senso...!

    ResponderEliminar
  4. Meu querido Zeca, nao acho que seja provacacao quando tentamos expor outros prismas, afinal, tudo e' uma questao de prespectiva, nao?.... como sabes, cada moeda tem dois lados e as vezes o teu partidarismo nao deixa mais que enxergues um so' lado.
    Sobre a pergunta que me fazes; a liberdade (incluindo a de expressao) e' algo que nao deve ser levado levemente! Muita gente morreu para dar-nos esse direito. Por isso meu amigo, eu respeito a tua opiniao e fico aborrecido quando alguem atropela esse direito que nos foi deixado com sangue.
    Sim, por enquanto, sinto-me livre e por isso respondo as tuas tentativas de banalizacao do direito de expressao!
    Uma vez mais, estas palavras nao sao provocacoes, sao apenas a expressao de um ponto de vista, o meu!

    ResponderEliminar
  5. “LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO”

    “Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.” (n.º 1, do Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa)
    “O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.” (n.º 2, do Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa)
    Ora bem, até aqui a Manuela Moura Guedes tem razão. Mas…
    “A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.” (n.º 4, do Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa)
    A partir daqui, pois, que se impõem restrições e limites à extensão do conceito de “LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO”.
    O direito de resposta e rectificação e respectiva sanção limita esse conceito até à fronteira em que os direitos à liberdade de expressão e divulgação do livre pensamento, de informar, de se informar e de ser informado passam a causar danos para a pessoa visada ou para terceiros.
    No caso concreto do caso da TVI, a partir do qual o enredo se desenrolou, há que admitir que não é função de um canal de televisão ou de um programa seu, a tentativa de cumprimento dos procedimentos de investigação e de julgamento de qualquer caso que esteja a ser investigado pelo Ministério Público. Os julgamentos em praça público, sem legitimidade para existirem, que trazem danos para a pessoa visada ou para terceiros, merecem o direito de resposta e de rectificação, assim bem como, à indemnização pelos danos sofridos.
    “As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.” (n.º 3, do Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa)
    Só para lembrar que as partes envolvidas em julgamento sobre violação dos direitos de qualquer ou de ambas as partes são ajuizadas por estas instituições, sobre este tema em concreto.
    Isto analisa o contexto político, institucional e civil do caso TVI.

    Abraço |Manuel|

    ResponderEliminar
  6. Estás muito "Legalista",,,mas, as tuas observações são pertinentes, embora, pouco directas e claras sobre o que pensas sobre as violações que Jornais, TVs. e Jornalistas fazem, com o único objectivo de atentarem o Estado de Direito e tornar suspeitas, pouco fundamentadas, em julgamentos na "Praça Pública", contra os Direitos de Defesa dos "Incriminados" por Jornalistas, sedentos de estrelato e protagonismo, para alem das suas responsabilidades e deontologia do Jornalismo.
    Moura Guedes, tal como afirmado por vários Responsáveis da Comunicação Social, não fazia Jornalismo e apenas perseguia Pessoas para se evidenciar e ganhar Audiências, junto dos mais vulneráveis ao "prazer do sangue e escândalos", que são prova da pouca Cultura da Maioria dos Portugueses....
    E, sobre as MULHERES,,,????
    ,,esperando,,, abraços !!!
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: