terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MANIFestas - Teses

AS “TESES” DAS MANIFestas e a Problemática do EMPREGO e FORMAÇÃO

Todas as Edições das MANIFestas, tiveram Espaços de Debates e Formulação de Posições, debaixo da expressão ASSEMBLEIA, tendo tipo vários Modelos de Funcionamento e de Afirmação das Conclusões, mas, sempre, com Registo de TEXTOS com as deliberações de cada MANIFesta, que, na sua Diversidade, traduzem diversas Etapas do Movimento do Desenvolvimento Local e, também, da Globalidade da Economia Social .
Contudo, em todas as “Conclusões”, há dois Temas que são recorrentes e no centro das deliberações, são eles : - o Emprego e a Formação. De facto, embora com enfoques diferentes, as Questões do Emprego, Formação e Empregabilidade são sempre abordadas, quer como Objectivos, quer como Metodologias, o que traduz a Transversalidade destas Fundamentais Matérias.
Iremos tratar de Todas as “Teses” das Sete Manifestas, nas suas diversas Versões, sempre com a atenção para como são abordados os Temas Emprego, Formação e Empregabilidade. Iremos encontrar Posturas e Recomendações que se repetem, em diferentes moldes, e Formulações Inovadoras em diversas MANIFestas, que demonstram que há Acção e Reflexão diversificada e permanente no seio das Organizações e Iniciativas de Desenvolvimento Local – OIDLs -, particularmente, através das Iniciativas da ANIMAR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Local - que mobilizam para a Avaliação e Reflexão sobre o que vai sendo realizado no “Terreno”…!
Sem mais, vamos passar de imediato ao escrutínio de cada uma das “Teses”, começando com a Pioneira e Primeira que se realizou em 1994, em Santarém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: