segunda-feira, 30 de novembro de 2009

asMicroEpequenasEmpresasNoIAPMEI!

Hoje, no "Público", saíu um Texto meu, com o Título acima referido.
Referindo que o IAPMEI, desde os primórdios do Pós-25 de Abril, é o Organismo Estatal para o Relacionamento e Apoio às Pequenas e Médias Empresas, as quais vão até 500 Trabalhadores. Mas, de escassos apesar de facto,só o realizou com as Médias e "Pequenas Grandes" Até hoje as Micro e a maioria das Pequenas Empresas, que representam mais de 90% do Tecido Empresarial Nacional, têm vivido "órfãs" no Relacionamento com o Estao, apesar de escassos Programas de Emprego e Formação .
Agora que, finalmente, as Micro passaram a fazer parte do Discurso da generalidade dos Partidos Políticos e mais mediáticas Organizações da Economia e da Sociedade, está na altura de "emendar a mão" e quebrar "paredes e vidros" e criar, no seio do IAPMEI, o Departamento das MPEs.( Micro e Pequenas Empresas ), que com elas se Relacione e encontre os Programas Apropriados, necessários e inovadores para o Robustecimento deste Segmento, com tanta relevância na Manutenção e Criação de Emprego .
Declaro que não é necessário nova Instituição. "apenas" um DEPARTAMENTO com os Meios Humanos Qualificados para a Comunicação e Incentivos às Centenas de Milhares de Micro e Pequenas Empresas que "povoam" o Todo do Território Nacional, e com assento na Administração do IAPMEI e com "tentáculos" em todos os Sectores/Clusters e em todos os Locais, muito por via de Contratualizações com a Sociedade Civil Organizada, particularmente com as Organizações e Empresa da Economia Social !
Haja "Vontade Política" e "Agilidade de Processos", que a Economia Nacional Agradece...!
Termino com um "Vivam as MPEs. ! ! ! " .

Zé Carlos
Messejana .

2 comentários:

  1. Caro Zé Carlos,

    Achei muito interessante o seu texto. Também considero que as Micro sem essenciais para o desenvolvimento das nossas empresas. Mas já existe uma programa (pelo menos desde 2006) o MODCOM, que é dirigido para as Micro e Pequenas empresas (até 50 trabalhadores e/ou 10.000.000€ de volume de negócios).

    Cumprimentos,

    Ricardo Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!,,,,mas o MODCOM é só para o Comércio...!,,e as Outras...? Abrs. zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: